Blog

Conheça a importância do compliance ambiental na construção civil

Em meio aos desafios da construção civil, o compliance ambiental surge como uma estratégia para que a empresa opere dentro das leis, normas e diretrizes relacionadas. De fato, ao otimizar burocracias e priorizar a redução de impactos negativos ao meio ambiente, o trabalho ganha em ética e eficiência. 

Sem contar que, além da conformidade ambiental, o compliance incentiva ainda a implementação de tecnologias inovadoras, o uso consciente de recursos naturais, substituições e reutilização de materiais e estratégias de conscientização que alcançam todos os setores. 

Quer saber mais? Vamos mostrar nos tópicos abaixo como funciona o compliance ambiental e sua importância na construção civil. 

Entenda o que é compliance ambiental 

O compliance ambiental representa um conjunto de práticas voltadas para atuar em conformidade com normas, legislações e políticas ambientais. Sua principal função é prevenir riscos e identificar oportunidades de melhorias, como nos casos de redução de resíduos e no uso consciente de recursos naturais. 

Tudo deve ser direcionado à área de atuação específica da empresa, bem como à construção de uma imagem positiva perante clientes, colaboradores e parceiros. O que inclui substituições logísticas sustentáveis, conscientização de colaboradores e o estudo de maneiras de contribuir socialmente com a comunidade em seu entorno. 

Veja os benefícios na construção civil

Dentro do contexto da construção civil, o compliance ambiental ganha ainda mais importância. Isso porque o setor historicamente consome grandes volumes de recursos naturais, muitas vezes de forma inadequada, e ao adotar práticas conscientes, fica mais simples evitar multas ambientais, cumprir prazos e gerar economia operacional. 

Ter processos no canteiro de obras que se baseiam nas práticas do compliance garante a continuidade das atividades sem interrupções. Afinal, com documentações, licenças e outras burocracias em dia, os próprios colaboradores atuam de forma mais segura, com equipamentos adequados e somente em locais devidamente autorizados. 

Estude como minimizar riscos 

Outra vantagem importante da implementação do compliance ambiental na dinâmica de construtoras envolve o estudo da minimização de riscos. Isso acontece por meio do mapeamento de potenciais danos ao meio ambiente, perigos aos colaboradores e a implementação estratégica de medidas corretivas. 

Sem contar que em um setor com uma fiscalização super rigorosa de grande complexidade normativa, a preparação dentro do compliance inclui a manutenção das licenças ambientais necessárias. Assim, com processos internos mais claros, caso algum problema surja, a espera pelos documentos será gerenciada sem impactos no andamento do trabalho. 

Estruture um programa direcionado

Para colocar as políticas conscientes do compliance ambiental em prática, estruture um programa que integre todos os pilares importantes para o conceito com foco em legislação. Ainda na fase de planejamento, é muito importante mapear riscos, conhecer as normas relacionadas e solicitar licenciamentos. 

Vale também se organizar com antecedência na questão de gerenciamento de resíduos, eliminação de desperdício de materiais e implementação de coleta seletiva. Adote tecnologias estratégicas de reuso de água no canteiro de obras e considere fontes renováveis conforme o perfil do empreendimento. 

Antes de fechar contratos, verifique a conformidade ambiental dos fornecedores e capacite todos os colaboradores sobre as políticas sustentáveis importantes no cumprimento das leis ambientais e como alinhar crescimento com responsabilidade social. 

Multas ambientais 

Seguir os direcionamentos de um compliance personalizado permite evitar multas ambientais pela identificação rápida de atividades críticas. Como todos os colaboradores e gestores terão conhecimento sobre os riscos da construção em questão, infrações como emissões de ruídos, contaminação de solo ou descartes indevidos serão evitadas. 

No papel do gestor de compras existe também um grande risco de multa ambiental por conta da falta de emissão do Documento de Origem Florestal, mais conhecido como DOF. Muitas vezes negligenciada, essa licença é obrigatória na compra, no armazenamento e no transporte de produtos e subprodutos de origem florestal. 

Agora você já conhece a importância do compliance ambiental na construção civil e como colocá-lo em prática. O grande diferencial, dentro de um contexto tão complexo, é buscar ajuda especializada em consultoria ambiental para construtoras e agilizar ao máximo as liberações das burocracias relacionadas. Assim, fica mais simples desenvolver estratégias personalizadas nas operações capazes de transformar a imagem da empresa no mercado em curto prazo. 

Para conhecer como as soluções de consultoria ambiental se aplicam de forma personalizada em sua obra, entre em contato com a Viva Verde Consultoria e descomplique todas as burocracias relacionadas.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *