Existem muitas etapas envolvidas na compra de madeira para obra. Engana-se quem pensa que basta escolher o melhor fornecedor e atender as necessidades do projeto. Nada disso! É urgente ligar o alerta vermelho para questões voltadas à fiscalização ambiental e a obrigatoriedade de apresentar a documentação completa.
Muitos profissionais, inclusive, desconhecem as principais licenças, como o DOF (Documento de Origem Florestal), o que pode trazer consequências gravíssimas no âmbito financeiro, no posicionamento da construtora no mercado, em paralisações do trabalho e até mesmo em autuações de crime ambiental.
É realmente preocupante, concorda? Então, para ajudá-lo a tirar todas as dúvidas, separamos no artigo abaixo informações indispensáveis sobre o assunto.
Conheça os riscos da falta de documentação
Ao comprar e transportar madeira para obra é muito comum se concentrar apenas em questões relacionadas a preço e qualidade. No entanto, se torna indispensável tomar as devidas providências em relação à documentação obrigatória exigida pela fiscalização ambiental para evitar problemas extremamente graves.
O principal ponto, aqui, é o total desconhecimento sobre a necessidade de emissão do Documento de Origem Florestal (DOF) e o Cadastro Técnico Federal (CTF) do IBAMA. A falta de ambos pode impactar desde o setor de compras até a direção da construtora com multas gravíssimas e infrações classificadas como crime ambiental.
Função do DOF
É importante explicar os motivos que tornam o DOF tão importante nas dinâmicas relacionadas à fiscalização ambiental. Trata-se de uma licença obrigatória para transportar e armazenar produtos florestais de origem nativa, como a madeira para obra. Ela deve ser emitida pelo Sistema-DOF disponível eletronicamente no site do IBAMA.
A partir do preenchimento de informações sobre a procedência dos produtos, a volumetria e detalhes da operação após a chegada ao destino, o DOF ajuda a controlar a exploração, o fluxo de transporte em diferentes modais e o armazenamento dos recursos com o foco em criar padrões de qualidade.
Fiscalização ambiental
Agora, se você está se questionando como participou de operações em que madeira e outros produtos florestais foram movimentados sem documentação, entenda que não dá para contar com a sorte de escapar da autuação muitas vezes seguidas.
Afinal, confiar na negligência da fiscalização ambiental é uma grande irresponsabilidade pois, quando a sua empresa for flagrada descumprindo regras, os problemas passam a se acumular em um verdadeiro efeito dominó.
Entre os principais podemos citar as multas extremamente severas, as dificuldades para obter financiamentos, como o da Caixa Econômica Federal, e as paralisações no canteiro de obras pela falta da matéria-prima.
Apreensão
Além das multas que geram prejuízos em diferentes níveis, a madeira autuada sem documentação pode ser apreendida. E como agravante, o procedimento considerado padrão determina que o material originado de irregularidades deve seguir como doação para entidades sem fins lucrativos.
Crime ambiental
Outro ponto bastante complicado e que muitos profissionais envolvidos no processo de compra de madeira para obra desconhecem é a possibilidade da empresa ser autuada por crime ambiental. Sim, em casos mais complexos, as consequências da falta da documentação resultam até em prisão aos executivos responsáveis.
Conte com uma consultoria ambiental
Ao se arriscar no transporte de produtos florestais e de madeira para obra sem a devida documentação, o trabalho se torna uma bomba-relógio. Não se sabe quando, mas é certo que mais cedo ou mais tarde, ela vai acabar explodindo. Dessa forma, como se trata de um processo repleto de detalhes, vale contar com a ajuda de uma consultoria ambiental.
Procure por uma opção especialista em conformidade ambiental, que trabalhe com a gestão completa do CTF do IBAMA, opere o Sistema DOF e o DOF+ Rastreabilidade do Sinaflor, faça homologação de pátios e entregue relatórios anuais. Tudo para que a sua empresa opere dentro das normas ambientais e reduza ao máximo os riscos.
Comprar madeira para obra em uma operação completamente segura e livre de riscos legais exige uma força-tarefa de soluções. Para isso, é válido conscientizar todos os setores sobre as consequências que negligenciar a fiscalização ambiental pode causar e contar com ajuda especializada de uma empresa expert no assunto que conduza as decisões de ponta a ponta.
Gostou das informações do artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que seguidores e colegas de trabalho também compreendam a importância de evitar riscos legais nas operações da construção civil.