Blog

Ordem de compra: entenda o seu papel na gestão da construção civil

Apostar na ordem de compra como aliada na construção civil é uma estratégia essencial para o controle de gastos e para a construção de uma imagem sólida no mercado. Ao documentar corretamente as compras, torna-se mais simples identificar negligências que podem gerar problemas financeiros, operacionais e legais

Entre os principais riscos no contexto do canteiro de obras estão o pagamento de multas elevadas por falta de licenças obrigatórias, dificuldades na obtenção de financiamentos e até mesmo a paralisação total das atividades. Para que você saiba mais sobre a ordem de compra e como incluí-la, separamos informações indispensáveis nos tópicos abaixo. 

Siga com a leitura: 

Entenda o que é uma Ordem de Compra

A Ordem de Compra (OC) representa um documento formal que é emitido pela construtora responsável pela autorização e detalhamento da aquisição dos materiais que serão usados no andamento do trabalho no canteiro de obras. 

Em suas informações estão inclusos os contratos com fornecedores, preços de equipamentos e serviços, prazos para conclusão de cada etapa e condições de pagamento. Tudo para evitar erros logísticos, perdas de materiais e descuidos de orçamento. 

Veja quem deve gerenciá-la na construção civil 

O documento funciona como uma espécie de contrato entre a construtora e o fornecedor que transforma a intenção de compra em um compromisso formal. Por este motivo, deve ser gerenciado pelo profissional responsável pela compra dos insumos, nomeado pela construtora. 

É exatamente a transparência dos detalhes descritos que garante o abastecimento adequado ao time de colaboradores no canteiro de obras. Equipamentos e materiais devem ser movimentados de acordo com o andamento do cronograma em uma logística que conhece a ordem de uso e agiliza todas as liberações necessárias. 

Conferência dos itens 

A OC é uma ferramenta bastante estratégica na hora de identificar as necessidades da obra, fazer uma gestão mais apurada dos principais riscos de paralisações por falta de materiais e quais são os limites oferecidos pelo setor financeiro. 

Os dados devem ser o mais transparentes possíveis para reduzir qualquer chance de mal entendido entre os setores. Sem contar que é na conferência da OC com frequência que os gastos passam a ser monitorados e pode ser ligado o alerta de compras de emergência. 

Saiba como fazer a emissão correta

Para acertar na elaboração da OC é preciso começar pelos dados do comprador/fornecedor e a descrição detalhada do pedido. Em seguida, deve ser indicado para rastreio de custos sobre qual obra pertence, sua quantidade e preço tanto unitário quanto total. Outros pontos relacionados à forma de pagamento e aos prazos também são citados. 

Caso tenha ocorrido alguma negociação especial, é fundamental especificá-la para que os setores responsáveis pelo financeiro reúnam todas as informações necessárias e confirmem os pagamentos. Isso exige, ainda, a inclusão na Ordem de Compra do número do orçamento do serviço ou da nota fiscal associada, antes de seguir para a validação final com assinatura ou aprovação digital.

Tenha os documentos adicionais 

Na gestão de compras de materiais usados na construção civil, é necessário verificar quais documentos devem ser apresentados conforme legislação. Uma das principais exigências, neste caso, envolve a emissão do DOF (Documento de Origem Florestal) para a movimentação, armazenamento e aquisição de madeira.

Trata-se, na prática, de uma licença obrigatória exigida pelo IBAMA que apresenta as informações detalhadas e permite a procedência dos produtos de origem florestal. O que faz com que os órgãos fiscalizadores consigam identificar irregularidades no setor e monitorar os números de comercialização e consumo. 

Ajuda especializada em gestão ambiental 

O melhor caminho para ter uma ordem de compra que garanta conformidade com a rigorosa legislação é buscar ajuda especializada em gestão ambiental. Vale destacar que, além da emissão correta do DOF, as construtoras precisam atuar dentro do Cadastro Técnico Federal (CTF) e atender aos mais diversos protocolos. 

Assim, com o suporte personalizado em todas as etapas é possível reduzir custos, evitar multas altíssimas e até mesmo paralisações inesperadas no canteiro de obras. Elas tendem a acontecer, justamente, pela negligência ou desconhecimento sobre as liberações específicas, obrigações no Sistema DOF e entregas de relatórios. 

Agora ficou claro como funciona a ordem de compra na dinâmica das construtoras que movimentam madeira legal e certificada. O diferencial na hora de agilizar os trâmites burocráticos está em manter o trabalho dentro da legislação ambiental e tomar decisões internas com base no apoio de uma consultoria especializada. Tudo para otimizar custos em longo prazo, fortalecer a imagem no mercado e aumentar a contribuição sustentável. 

Este conteúdo pode evitar prejuízos financeiros e riscos legais no andamento do trabalho. Compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais profissionais a entenderem a importância da ordem de compra e da conformidade ambiental.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *